domingo, 18 de setembro de 2011

Anjos Cabalísticos

 A palavra hebraica para anjo é Malakl, que significa "Mensageiro". As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C.. Na arte cristã eles apareceram em 312 d.C., introduzidos pelo imperador romano Constantino, que sendo pagão, converteu-se ao cristianismo quando viu uma cruz no céu, antes de uma batalha importante. Em 325 d.C., no Concílio de Nicéia, a crença nos anjos foi considerada dogma da Igreja. Em 343 d.C. foi determinado que reverenciá-los era idolatria e que os anjos hebreus eram demoníacos. Em 787 d.C. no Sétimo Sínodo Ecumênico definiu-se dogma somente em relação aos arcanjos: Miguel, Uriel, Gabriel e Rafael. Os escritos essênios, fraternidade da qual Jesus fazia parte, estão repletos de referências angelicais.
São Tomás de Aquino foi um estudioso do assunto. Ele dizia que os anjos são seres cujos corpos e essências, são formados de um tecido da chamada luz astral. Eles se comunicam com os homens através da egrégora, podendo assim assumir formas físicas.

Existem dois tipos de cabala: a teórica, que estuda o mistério da Divindade, a criação espiritual e a renovação do mundo em sete dias; e a prática, que estuda as Clavículas de Salomão, o Tarot, os Talismãs etc.

Para a cabala, a letra é uma potência. O agrupamento das letras forma um nome, dando origem a um centro poderoso de energia.

Como os judeus ortodoxos não pronunciam o nome de Deus, os cabalistas desdobraram a palavra Jehovah através dos três versículos misteriosos do capítulo 14 do Êxodos e acrescentaram os nomes divinos IAH, EL, AEL, IEL; com esses desdobramentos e terminações deram nome aos 72 anjos. Cada anjo tem influência em cinco datas do nosso calendário, porque por ordem divina, cinco letras hebraicas se juntaram a cada anjo, portanto 72x5=360. Faltaram cinco dias (31/maio, 12/agosto, 24/outubro, 5/janeiro e 19/março) para completar os 365 que formam o ano; os cabalistas designaram então estas datas, aos anjos da humanidade. Os anjos estão reunidos em nove categorias cada uma liderada por um príncipe que governa oito anjos.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/esoterico/interna/0,,OI4068203-EI14325,00-Anjos+Cabalisticos.html




Tomaz de Aquino dizia que os anjos são seres de corpos e essências formadas de um tecido chamado luz astral, e se comunicam com os homens através da egrégora e podem assumir forma física, em 325 d.c. a crença nos anjos considerado idolatria, depois mais tarde foram aceitos os arcanjos: Miguel, Uriel, Gabriel e Rafael. A auréola que circunda a cabeça dos anjos é de origem oriental (nimbo, do latim Nimbus), no Egito a atribuído ao Deus Solar Rá, e mais tarde na Grécia a Apolo, as assas representavam a rapidez que eles se locomovem, no novo testamento eles aparecem em momentos importantes na vida de Jesus, nascimento, pregações, martírio e ressurreição, o teóricos que dizem que os três reis magos eram anjos materializados. A harmonia dos anjos com as coisas terrenas só é estabelecida através do pensamento, pois existe um elo com a mente. O ser humano tem a razão para ele ser diferente dos animais, a feitiçaria e superstição só interferem no mundo angelical quando as pessoas não usam a razão, não crendo, os anjos sentirão que não estão em harmonia com eles, e fica difícil a comunicação, por isto busque conhecer seu anjo pessoal.

O ato de descobrir o nome do nosso Anjo da guarda pode também ser considerado uma espécie de iniciação, como o recebimento de um código que nos dará acesso a novos níveis de consciência. Essa descoberta talvez constitua o ponto crucial da relação com o nosso Anjo custódio. Se levarmos em conta que a imensa maioria dos seres humanos não é capaz de perceber os Anjos de uma maneira sensível, qualquer comunicação que de um modo inequívoco venha deles adquire uma importância capital. E entre essas comunicações, uma das primeiras , e a principal, é a nomeação do nosso Anjo da guarda. A partir desse momento, esse nome nos permitirá estar em permanente contato com ele, tornando a comunicação muito mais fácil, já que nossa fé e nossa segurança terão aumentado consideravelmente.

Existem diferentes métodos para averiguarmos o nome do Anjo da guarda, um dos melhores é que, a cada noite, antes de dormir, seja estabelecido um contato mental com nosso Anjo, pedindo sua ajuda durante o sono, para que sejam solucionados os problemas que naquele momento nos estão afligindo, quaisquer que sejam eles. Durante o dia, devemos afastar momentaneamente os pensamentos do trabalho - ou daquilo que estivermos fazendo - e enviar pelo menos uma saudação a ele, aproveitando para lhe pedir que nos ajude sempre, a qualquer momento e em qualquer situação.
À noite, nessa espécie de oração ou comunicação mental, devemos pedir-lhe que, se ele considerar o momento conveniente, revele seu nome para que a nossa comunicação e torne melhor, estreitando dessa maneira a união já existente entre nós.
O normal é que durante o sonho ou pela manhã, logo ao acordar, o nome do nosso Anjo surja claro e distinto na nossa consciência. Não devemos esperar um nome bíblico, nem forçosamente um terminado em "el". Poderá ser um nome muito conhecido ou um que jamais ouvimos na vida. Poderá ser um nome estrangeiro ou um diminutivo popular. Também pode surgir algo que não pareça nome, mas que nós automaticamente identificaremos como sendo o do nosso Anjo. E a partir desse momento teremos uma forma de invocá-lo, de iniciar a comunicação com ele. Devemos dar as graças e estar dispostos a começar um novo, alegre e esperançoso dia.
Fonte : http://www.portalangels.com/nome_dos_anjos.htm

Os 72 Anjos são divididos em nove hierarquias (ordem) angelicais, que representam as "categorias" e cada uma delas é liderada por um "Príncipe", ou seja: 

Categoria Serafins, anjos que representam a inteligência e a caridade, são os anjos que estão mais próximos de Deus.
Príncipe Metraton, governa em benefício dos habitantes da terra, em hebraico significa Reis dos Anjos.

Categoria Querubins, anjos crianças que transmitem toda a sabedoria e pureza de Deus.
Príncipe Raziel, protege e guarda a originalidade e os mistérios, em hebraico significa Segredo de Deus.

Categoria Tronos, anjos que inspiram a grandeza divina através das artes em geral.
Príncipe Tsaphikiel
(Auriel), tem o poder de estabelecer a paz entre os inimigos, um significado para o seu nome: Harmonia.

Categoria Dominações, anjos que atendem mais rapidamente nas emergências.
Príncipe Tsadkiel (Uriel), é dotado de grande poder para cumprir as solicitações do Criador.

Categoria Potências, anjos que protegem as leis do mundo físico e moral das espécies vivas no Universo.
Príncipe Camael, remove os obstáculos, tudo que não for da vontade do Criados.

Categoria Virtudes, anjos que tem atribuições de despertar nas pessoas os milagres da cura.
Príncipe Raphael, auxilia nos trabalhos de cura e está sempre perto dos doentes.

Categoria Principados, anjos que protegem o reino animal e mineral.
Príncipe Haniel, protege e ajuda nos problemas de amor.

Categoria Arcanjos, anjos que transmitem mensagens pois são muito rápidos.
Príncipe Mikael (Miguel), ajuda e protege todos os seres da Terra.

Categoria Anjos, são os escolhidos por Deus para fazer seus milagre, e proteger todos os seres humanos.
Príncipe Gabriel, protetor da humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário